A atividade turística é a atividade empreendedora mais democrática existente, pois atende toda a gama de possibilidades de negócios da produção de bens, comércio e serviços, do mais simples artesanato até o maior resort.
Sendo importante fator econômico de geração de emprego & renda e desenvolvimento, ante as possíveis, e necessárias, melhorias na infraestrutura, criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidade de expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança, dentre outros, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.
O turismo está em expansão no Norte Pioneiro, que tem imenso potencial para o turismo náutico, de aventura, eventos, rural, cultural e religioso. Aliás, turismo religioso que tem como referência estadual a nossa Rota do Rosário!
Ainda, um dos circuitos de água doce, considerados prioritários pelo Governo de Estado, para o desenvolvimento do turismo – o projeto Angra Doce, que conta com cinco cidades paranaenses e dez paulistas, com várias atividades e inúmeros pontos turísticos de rara beleza, tem atraído investimentos importantes para geração de empregos e melhoria da qualidade de vida regional.
A Atunorpi – Associacao Turistica do Norte Pioneiro do Parana – formalizada em 19 de agosto de 2015 – é a instância de governança regional integradora e representante dos Municípios Turísticos do Norte Pioneiro do Paraná.
Nossa região já tem vários municípios reconhecidos pela sua vocação turística no Mapa do Turismo Brasileiro, que é um instrumento fundamental para gestão, estruturação e promoção dos destinos, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur (Ministério Brasileiro do Turismo).
Vamos divulgar e acompanhar o movimento e a evolução turística em nosso território!